SUPA · Sea Adventures
Qual o melhor dia e quais as melhores condições para surfar?
Uma das plataformas que responde a estas questões é o Windguru. Este serviço privado oferece previsões meteorológicas, focando-se na estimativa de vento. Economiza tempo de análise, evita erros nas tuas próprias previsões e desfruta, ao máximo, do mar.
A escala de cores varia entre o branco (menor intensidade de vento) e o azul escuro (maior intensidade de vento).
Velocidade e Rajadas
A plataforma permite ler a força e a direção do vento em diversas unidades: nós, km/h, m/s, mi/h e bft.
Fazendo a leitura em nós, sabe-se que as melhores condições para surfar reúnem-se quando não existe vento ou quando a sua expressão é fraca. Quer isto dizer que os valores recomendados oscilam até aos 10 nós.
As rajadas constituem uma média de vento, que se manifesta sem continuidade e que sopra com intensidade superior à que estava em vigor. Este fenómeno tem, por norma, a duração de 20 segundos, não tendo tanta influência na escolha do spot para surfar.
Direção do Vento
Parte-se do princípio que a direção que oferece melhores condições aos surfistas é o vento oriundo da terra, ou Offshore Winds. Na região do Algarve, quando o vento tem influência de norte, a chamada “nortada”, as condições do mar tornam-se propícias para a criação de ondas mais cavadas criando, no melhor dos cenários, ondas tubulares, perfeitas para a prática de surf.
Ondulação
A ondulação indica-nos a altura significativa (face) da onda em metros. Este fator vai sofrendo alterações consoante a intensidade e a direção do vento, o tipo de onda e o tipo de fundo; parâmetros estes que vão definir com que tamanho a onda vai chegar à costa.
Mas, como saber se as ondas têm altura considerável para surfar? É importante relacionar o tamanho da onda e a sua direção com a velocidade do vento. Assim, quanto mais nós tiver mais km/m percorre, promovendo o movimento das massa de água e originando ondas consistentes para a prática.
Período da vaga
O período da vaga é o tempo, medido em segundos, que decorre entre uma e outra onda. Quando o período entre as cristas é inferior a 10 segundos as ondas têm menos massa de água e a altura, quando chegam à costa, por norma é inferior à da previsão. É comum dizer-se que quando o período está acima dos 11/12 segundos “já se pode começar a surfar”, uma vez que as ondas têm mais tempo para se formar com qualidade. É importante ter em atenção que, quanto mais energia/massa de água as ondas possuírem, maior será a probabilidade de se sentirem correntes e agueiros. Isso pode promover a formação, inesperada, de ondas maiores do que seria previsto.
Direção das ondas
A direção das ondas é um parâmetro a ser observado, embora não varie muito. Devemos estar atentos a pequenas variações de direção que podem gerar ondas muito boas, sem que estejamos à espera.