LOADING

O mar é um paraíso para muitos e, seja por fobias ou insegurança, sinónimo de medo para outros. O fundamental é que se saiba fazer uma interpretação adequada e antecipar a direção da água, principalmente se o objetivo for iniciar uma atividade marítima, como é o caso do surf. Por isso, este artigo é para iniciantes, praticantes intermédios ou, até, para profissionais aprenderem a fazer uma leitura correta do estado do mar.

As dicas que temos para ti consistem em: 

  1. Olhar o horizonte - quando surgir um set de ondas, compara a linha do horizonte com o ângulo da onda e identifica o ponto mais alto da mesma; o lado que tiver a inclinação ou o ponto mais acentuado, indica para que lado a onda vai rebentar, e é nessa direção  que vais ter de surfar.
  2. Onda mista (A-frame) ou fechada (Closeout) - A-frame ocorre quando o pico em formação tem um ângulo igual, ou idêntico, em ambos os lados. Ou seja, a onda vai rebentar em duas direções e, nestes casos, se estiveres bem posicionado no pico da onda, tens a possibilidade de surfar quer para a esquerda como para a direita. Já nos Closeouts ocorrem quando as ondas se fecham de uma só vez: são impossíveis de surfar e, a olho nu, são paralelas à linha do horizonte. Não existem ângulos nem inclinações.


Seguindo estes passos, serás capaz de perceber com exatidão como e para onde as ondas vão fluir e rebentar em qualquer mar. Escolher a onda certa e torná-la num êxito, implica algum treino, confiança e muita observação. Estes são pequenos pormenores que te vão ajudar muito a: apanhar melhores ondas, cansares-te menos, cair menos vezes e, acima de tudo, tirar o melhor partido do tempo que estás no mar. 

Se precisares de mais dicas já sabes que podes contar com a tua família SUPA. Marca a tua aula, que nós ensinamos-te tudo!