SUPA · Sea Adventures
Praia da Galé: 4 curiosidades
A praia da Galé é composta por dois ambientes distintos. Se no lado Este é envolvida por arribas, no lado Oeste a paisagem são dunas claras, separadas por uma formação rochosa.
Para além de ter sido eleita uma das praias de ouro com o hastear da Bandeira Azul, a praia da Galé é uma das mais requisitadas do concelho.
Mas… sabias disto?
O nome Galé:
A praia foi assim batizada por, diz-se, ter lá naufragado um galé (nome este que designava, em tempos, um qualquer navio movido a remos).
A rocha-mistério: barbatana | quilha | onda:
Há uma rocha, no lado Este da praia, que causa grande admiração aos visitantes porque é vista como a barbatana de um tubarão. Também há quem associe a formação rochosa à quilha de prancha ou há, ainda, quem se refira às suas parecenças com uma onda do mar.
Surf o ano inteiro:
Integrada numa baía que se estende até Armação de Pêra, a praia de Galé reúne as condições para a formação de bancos de areia. Este fenómeno explica-se pela extensão da linha de mar, que garante que estes bancos, mesmo movendo-se consoante a altura, a direção e o período da onda, permaneçam na praia durante todo o ano. Assim, o spot e o pico de onda favoráveis às aulas de surf e à prática do desporto estão sempre garantidos!
Aulas de Surf ou Aluguer de Material:
É a escolha certa para quem procura aulas ou praticar surf livremente. Se tens interesse em aulas ou se pretendes, simplesmente, alugar material para deslizar nas ondas podes encontrar a escola de surf SUPA à entrada da praia. Entre outubro e maio as aulas de surf, os passeios de kayak e de sup funcionam mediante marcação prévia.