SUPA · Sea Adventures
10 motivos para visitar o Algarve
Neste paraíso à beira-mar há mais que motivos para vir, ir e voltar.
O clima mediterrâneo presenteia o Algarve com invernos amenos e curtos, verões longos, quentes e secos, fazendo com que as temperaturas variem entre o 15ºC, no inverno, e o 30ºC no verão. Pode ainda banhar-se o ano inteiro ao longo da nossa costa uma vez que a temperatura do mar oscila entre os 15°C e os 24°C.
Ao longo dos 200 quilómetros da costa algarvia existem vários cenários e palcos para dar emoção às tuas férias, não vão faltar pontos de paragem obrigatória.
Ondas o ano inteiro
Para os amantes deste desporto o Algarve oferece na sua costa oeste ondas o ano inteiro, Sagres e Aljezur são os concelhos que albergam boas praias para surfar, oferecendo boas condições de acesso, wc e durante a época balnear a vigia de nadadores salvadores são entre elas: a Arrifana, o Amado, a Cordoama, o Zavial e o Tonel.
Para quem procura uma primeira experiência nesta modalidade, ou encontra-se numa fase de iniciação, em Albufeira as praias ideais, como a Galé, amplas e que criam bancos de areia onde é possível apanhar boas ondas sem riscos.
"O apetite nasce à mesa"
Este ditado português retrata o que se vive na gastronomia algarvia e são os povos de outras culturas que o comprovam.
Cataplana não tem tradução, muitos não sabem ao que vão mas assim que cai na mesa é impossível ficar indiferente ao seu cheiro, sabor e cor.
Do mar para o prato são feitas iguarias que não vais querer perder, delicia-te!
Trilhos pela costa
Uma boa sugestão para os aventureiros é uma caminhada pela costa, as vistas soberbas sobre as arribas vão fazer-te olhar para as nossas praias de outra perspetiva e com outro encanto, pode mergulhar na imensidão dos tons do mar e observar a sua diversidade de uma vista panorâmica. Não descurando que o nosso verão é quente e seco e intercalar a caminhada, com um mergulho, um passeio de paddle ou kayak ajuda a refrescar-te!
Grutas Marinhas
Ao longo da costa algarvia pode-se observar as mais belas obras de arte da natureza, durante séculos a água bateu nas rochas esculpindo grutas e estruturas rochosas que nos convidam a ir olhar a terra com os olhos no mar, é o caso da emblemática gruta de Benagil, chamam-lhe de “Catedral” pelos vários arcos que possui é de facto um sítio de culto à natureza, possui paredes rochosas que variam entre o branco e o amarelo como se tivessem sido pintadas a mão, e a sombra das sua imensa dimensão faz com que a água apresente uma transparência soberba em tons de azul celestial. O seu acesso a nado pode tornar-se bastante perigoso devido à saída e entrada de barcos assim é aconselhável fazeres um passeio de kayak ou Stand Up Paddle para visitar a gruta.
Biodiversidade Marinha
As águas calmas e quase sempre cristalinas fazem do Algarve um destino atrativo para a prática de desportos aquáticos, a biodiversidade marinha da região é convidativa para ser contemplada e estimada. Podes sempre conhecer a biodiversidade do topo da prancha de Stand Up Paddle ou kayak.
Procura a calma
Ao longo da costa pode-se encontrar pequenos recantos idílicos, onde pode fazer um picnic, meditar ou apenas contemplar o mar sem grandes confusões. Não sendo praias concessionadas têm que ser avaliadas as condições de mar antes de ir, tem que se ter em conta que não são vigiadas e por esse motivo, não são recomendadas para actividades radicais. O Ninho das Andorinhas e a Balbina são dois bons exemplos de sítios onde procurar a calma. No entanto, uma das alternativas para a procura da calma, é a prática de algum desporto aquático, como Surf, Stand Up Paddle ou kayak, experimenta, é relaxante!
Animação pela noite dentro
O Algarve nos meses de verão oferece diversão noturna para todos os gostos. Fica aquém do conhecimento de muitos é que uma boa noite pode começar com os pés na areia. É o caso da praia da Galé onde é possível terminar o dia a contemplar o pôr-do-sol acompanhado de uma bebida e boa música. Durante o verão o que não faltam são locais onde se pode usufruir da época balnear com mais ritmo.
Pode começar e terminar o dia na praia da Galé, começa com surf e termina com sunset.
Bandeiras Azuis
O Algarve tem 87 praias com bandeira azul, 26 delas são em Albufeira, quer assim dizer que o espólio de praias que oferecem todos os critérios, de gestão, educação, informação, qualidade e segurança é vasto. Tens muito por onde explorar, podes ainda ir despreocupado pois o que não vão faltar são “sombras” para alugar, pranchas ,kayaks, locais para comer e para te higienizares. Se a tua intenção é aliar tudo isso à diversidade paisagista, recomendamos a Praia da Coelha, e para lazer ou aluguer de equipamento podes sempre falar connosco!
Estrelas Michelin
Se és adepto de experiências gastronómicas sem olhar a despesas, sugerimos que não percas a oportunidade de desfrutar de uma refeição num dos oito restaurantes algarvios galardoados com estrelas Michelin, sendo o mais antigo do Algarve e um dos únicos dois com duas estrelas, o Vila Joya em Albufeira.
Birdwatching
São diversos os locais onde podes parar para observar várias espécies de aves, miradouros, passadiços e outros locais destinados a essa prática porém o melhor desta região é a sua envolvência, a simbiose entre os pinhais, bosques, pomares e a praia faz com que possas usufruir de um dia de praia, escutar e observar uma panóplia de aves, muitas delas raras.